logo total
menucinzatira

Devolução dos Kits da Escola Digital
(computador portátil, hotspot, mochila e auscultadores)
Estão disponíveis mais informações sobre a devolução dos kits na área da Escola Digital.
Imagem Devolução Kits

Devolução dos Manuais Escolares | 2022
Constitui um dever dos alunos e dos encarregados de educação devolver à escola os manuais escolares que receberam no ano letivo anterior, dependendo do seu cumprimento o direito a receber os manuais para 2022/2023, reutilizados ou novos. Está disponível para consulta a Informação n.º 398-A, de 7 de junho de 2022, que transmite orientações sobre as datas e os procedimentos para a devolução dos manuais do 3.º ciclo do ensino básico, a Informação n.º 398-B, de 7 de junho de 2022, que diz respeito ao 11.º ano, e a Informação n.º 398-C, de 7 de junho de 2022, referente ao 12.º ano.
Os encarregados de educação dos alunos dos cursos profssionais devem consultar a Informação n.º 398-D, de 7 de junho de 2022, e proceder à devolução dos manuais nos serviços administrativos da escola, nos dias 21 e 22 de junho.

                              ImagemCALEND MEGA
* Nas disciplinas em que os alunos realizem Exame final nacional, os respetivos manuais devem ser entregues até 3 dias após a afixação das pautas de exame.
Nota: Os alunos do 10.º ano estão dispensados da entrega dos manuais escolares.

Concurso de Escrita | Divulgação de e-Book
Decorridos cem anos após o nascimento de José Saramago, os alunos do Ensino Secundário redigiram vários textos que submeteram ao concurso de escrita As Pequenas Memórias, no âmbito da comemoração do centenário do nascimento do Prémio Nobel da Literatura 1998. A efeméride constitui uma oportunidade privilegiada para a consolidação da presença do escritor na história cultural e literária. Destinado aos alunos do ensino secundário, o concurso pretendeu, sobretudo, estimular o gosto pela escrita. A edição deste livro revela o olhar analítico e o espírito crítico dos jovens que aqui expressam os seus sentimentos e a sua criatividade, num bonito elogio a Saramago. Consulte o e-book: https://issuu.com/ebook/As Pequenas Memórias

Concurso de Escrita | Pequenas Memórias
Imagem 1 Lugar    Imagem 2 Lugar    Imagem 3 Lugar                                                         Imagem 4 Lugar

Alunos da ESP Realizam o Exame DELF (Diplôme d’Études en Langue Français)
No âmbito da disciplina de Francês, no dia 28 de abril, um grupo de alunos do 8.º ano da Escola Secundária de Paredes realizou o exame DELF Scolaire na Alliance Française, do Porto. O DELFDiplôme d’Études en Langue Française  (Diploma de Estudos em Língua Francesa), é um diploma oficial emitido pelo Ministério francês da Educação Nacional, para certificar as competências em francês dos candidatos estrangeiros.
Muitos parabéns aos alunos Bruna Brito, Francisca Silva, Gonçalo Lopes Henrique Moreira, Luís Ferreira, Salvador Salvador do 8.º B; Luís Marques do 8.º D; Joana Barbosa do 8.º F; Bruna Silva e Natália Barros do 8.º G. 
“Fais de ta vie un rêve, et d'un rêve, une réalité." (Faz da tua vida um sonho, e de um sonho, uma realidade) Le Petit Prince, de Antoine de Saint-Exupéry.
.
Centenário de José Saramago
A Escola Secundária de Paredes, enquanto espaço dinâmico e de intervenção cultural, dá a conhecer, neste final de ano letivo, como tem sido celebrado o centenário de José Saramago. Para além dos muitos e criativos trabalhos produzidos pelos alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário, podem ainda ser vistas duas instalações. «As vontades» é uma instalação feita com a colaboração dos alunos do 12.º ano, sugerida pela leitura do Memorial do Convento. Pode ser vista na biblioteca escolar. 
Ao entrar no pavilhão E, levanta-se os olhos e vê-se a instalação «os guarda-chuvas» numa alusão a O ano da morte de Ricardo Reis, obra de leitura integral no último ano do ensino secundário. O mesmo romance foi também fonte de inspiração para a realização de fanzines pelos alunos da disciplina de Português, no 12.º ano. Podem ser vistas nos expositores à entrada da biblioteca da escola.

Continuar...