Mais notícias
Desafio Bebras 2023 – O Desafio Internacional de Pensamento Computacional
A nossa escola teve 584 alunos a participar no Desafio Bebras 2023, distribuídos da seguinte maneira: Cadetes: 299 alunos; Juniores: 246 alunos e Seniores: 39 alunos. Da categoria Cadetes, as alunas Lara Rosendo (8.º G) e Mariana Ferreira (8.º G) ficaram no “Top 1%” (ou seja, se ordenássemos todos os participantes no Bebras PT desse escalão, as alunas ficariam situadas nos melhores 1%), 23 alunos ficaram no “Top 10%”, e 43 alunos ficaram no “Top 25%”. Da categoria Juniores, os alunos Rafael Gilvaia (10.º A), Ana Bessa (10.º A) e Filipe Barbosa (9.º H) ficaram no “Top 1%”, 19 alunos ficaram no “Top 10%”, e 45 alunos ficaram no “Top 25%”. Da categoria Seniores, o aluno Bruno Brochado (11.º D) ficou no “Top 1%”, 2 alunos ficaram no “Top 10%”, e 6 alunos ficaram no “Top 25%”. Salientamos o empenho dos alunos na tentativa de responder corretamente a todas as perguntas do Desafio Bebras 2023.
.
A nossa escola teve 584 alunos a participar no Desafio Bebras 2023, distribuídos da seguinte maneira: Cadetes: 299 alunos; Juniores: 246 alunos e Seniores: 39 alunos. Da categoria Cadetes, as alunas Lara Rosendo (8.º G) e Mariana Ferreira (8.º G) ficaram no “Top 1%” (ou seja, se ordenássemos todos os participantes no Bebras PT desse escalão, as alunas ficariam situadas nos melhores 1%), 23 alunos ficaram no “Top 10%”, e 43 alunos ficaram no “Top 25%”. Da categoria Juniores, os alunos Rafael Gilvaia (10.º A), Ana Bessa (10.º A) e Filipe Barbosa (9.º H) ficaram no “Top 1%”, 19 alunos ficaram no “Top 10%”, e 45 alunos ficaram no “Top 25%”. Da categoria Seniores, o aluno Bruno Brochado (11.º D) ficou no “Top 1%”, 2 alunos ficaram no “Top 10%”, e 6 alunos ficaram no “Top 25%”. Salientamos o empenho dos alunos na tentativa de responder corretamente a todas as perguntas do Desafio Bebras 2023.
.
Concurso Quem Quer Ser Cientista
Inserido no programa de comemoração do dia Nacional da Cultura Científica, no dia 24 de novembro, o departamento de matemática e ciências promoveu, junto dos alunos do ensino básico, o concurso “Quem quer Ser Cientista”. Pretende-se com estas iniciativas estimular o raciocínio lógico-pragmático, o pensamento, a criatividade e a capacidade de resolver problemas, o gosto pela área das ciências, alterando rotinas, com atividades diversificadas, desenvolver o espírito competitivo e o gosto pelo saber. Participaram na atividade aproximadamente 100 alunos, formando equipas de 3, agrupados pelos três níveis de ensino básico. Os participantes demonstraram entusiasmo e empenho na competição.
Parabéns a todas as equipas e reconhecimento aos vencedores: 7.º Ano: Letícia Soares / Simão Marques / Henrique Marques – Turma D | 8.º Ano: Daniel Pereira / Gonçalo Nunes – Turma E
9.º Ano: António Moreira / Bruna Filho / Ricardo Dantas – Turma C
.
Inserido no programa de comemoração do dia Nacional da Cultura Científica, no dia 24 de novembro, o departamento de matemática e ciências promoveu, junto dos alunos do ensino básico, o concurso “Quem quer Ser Cientista”. Pretende-se com estas iniciativas estimular o raciocínio lógico-pragmático, o pensamento, a criatividade e a capacidade de resolver problemas, o gosto pela área das ciências, alterando rotinas, com atividades diversificadas, desenvolver o espírito competitivo e o gosto pelo saber. Participaram na atividade aproximadamente 100 alunos, formando equipas de 3, agrupados pelos três níveis de ensino básico. Os participantes demonstraram entusiasmo e empenho na competição.
Parabéns a todas as equipas e reconhecimento aos vencedores: 7.º Ano: Letícia Soares / Simão Marques / Henrique Marques – Turma D | 8.º Ano: Daniel Pereira / Gonçalo Nunes – Turma E
9.º Ano: António Moreira / Bruna Filho / Ricardo Dantas – Turma C
.
Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno (GIA)
O gabinete de informação e apoio ao aluno (GIA) foi criado no âmbito da educação para a saúde e educação sexual em meio escolar, conforme estabelecido na Lei n.º 60/2009, de 6 de agosto.
A equipa de saúde escolar é pluridisciplinar, formada por elementos da área da saúde e por docentes, e é responsável pela gestão do GIA. O enfermeiro é um dos elementos que integra esta equipa. Na Escola Secundária de Paredes, o enfermeiro estará presente nos dias 6 e 20 de novembro e no dia 4 de dezembro, das 12h às 14h, num gabinete, onde a privacidade e a confidencialidade estão asseguradas.
O gabinete de informação e apoio ao aluno (GIA) foi criado no âmbito da educação para a saúde e educação sexual em meio escolar, conforme estabelecido na Lei n.º 60/2009, de 6 de agosto.
A equipa de saúde escolar é pluridisciplinar, formada por elementos da área da saúde e por docentes, e é responsável pela gestão do GIA. O enfermeiro é um dos elementos que integra esta equipa. Na Escola Secundária de Paredes, o enfermeiro estará presente nos dias 6 e 20 de novembro e no dia 4 de dezembro, das 12h às 14h, num gabinete, onde a privacidade e a confidencialidade estão asseguradas.
Participação da Escola no 2.º Encontro Nacional de Clubes Ciência Viva
No passado dia 13 de outubro, o CiVESP, Clube de Ciência Viva na Escola, fez-se representar no 2.º Encontro Nacional de Clubes Ciência Viva, que decorreu no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva em Lisboa. O Poster digital de apresentação do trabalho pode ser consultado aqui. O contributo da Escola, com a apresentação do trabalho, constituiu uma mais-valia para o sucesso do Encontro e para o desenvolvimento dos projetos dos CCVnE.
Atribuição de Passe Andante a Alunos que Frequentam Escolas dos 2.º e 3.º Ciclos e Ensino Secundário
com Passe Comparticipado pelo Município de Paredes
com Passe Comparticipado pelo Município de Paredes
A partir do início do mês de novembro, os alunos que possuem passe escolar comparticipado pelo Munícipio de Paredes passarão a utilizar o passe Andante. Este passe permitirá aos alunos viajar em qualquer linha do Munícipio de Paredes. Informação disponível no Portal da Educação da Câmara Municipal de Paredes: https://sigmaeduca.cm-paredes.pt/p/noticias/101
Participação de Aluno da ESP nas Olimpíadas Internacionais de Física 2023, no Japão
O aluno Cláudio Meireles, do 12.º B, vai participar nas Olimpíadas Internacionais de Física que decorrerão no Japão, de 10 a 17 de julho de 2023. Este aluno obteve o terceiro lugar na prova de seleção, organizada pela Sociedade Portuguesa de Física, entre 20 concorrentes da pré-seleção olímpica, constituída pelos melhores classificados nas Olimpíadas Nacionais de Física 2022 e onde o Cláudio obteve a medalha de prata. A Escola Secundária de Paredes felicita o estudante pelas conquistas nacionais e deseja-lhe muito sucesso na representação de Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Física, em Tóquio. Mais informação em https://ipho2023.jp/en/
.
O aluno Cláudio Meireles, do 12.º B, vai participar nas Olimpíadas Internacionais de Física que decorrerão no Japão, de 10 a 17 de julho de 2023. Este aluno obteve o terceiro lugar na prova de seleção, organizada pela Sociedade Portuguesa de Física, entre 20 concorrentes da pré-seleção olímpica, constituída pelos melhores classificados nas Olimpíadas Nacionais de Física 2022 e onde o Cláudio obteve a medalha de prata. A Escola Secundária de Paredes felicita o estudante pelas conquistas nacionais e deseja-lhe muito sucesso na representação de Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Física, em Tóquio. Mais informação em https://ipho2023.jp/en/
.