Mais notícias
A nossa escola teve 719 alunos a participar, distribuídos da seguinte maneira: Cadetes: 371 alunos; Juniores: 269 alunos e Seniores: 79 alunos.
Da categoria Cadetes, as alunas Inês Teixeira (8.º D), Jéssica Sousa (7.º H), Mara Monteiro (8.º B) e Mariana Campos (8.º B) ficaram no “Top 1%” (ou seja, se ordenássemos todos os participantes no Bebras PT desse escalão, as alunas ficariam situadas nos melhores 1%), 31 alunos ficaram no “Top 10%”, e 67alunos ficaram no “Top 25%”. Da categoria Juniores, os alunos Filipa Barbosa (10.º C), Tiago Amaral (10.º C), Filipe Barbosa (10.º A) e Samuel Teixeira (10.º A) ficaram no “Top 1%”, 27 alunos ficaram no “Top 10%”, e 48 alunos ficaram no “Top 25%”. Da categoria Seniores, 4 alunos ficaram no “Top 10%”, e 20 alunos ficaram no “Top 25%”. Salientamos o empenho dos alunos na tentativa de responder corretamente a todas as perguntas do Desafio Bebras 2024.
No dia 14 de janeiro de 2025, os alunos do Ensino Profissional, 10.º TAS-B, 11.º TAS-A e 12.º COM, participaram numa visita de estudo ao Estádio e Museu do Dragão, no Porto, e ao Centro Comercial Alameda. A atividade, organizada pela professora Olímpia Pinto, contou com o apoio dos professores Andreia Soares, Madalena Silva e Rui Sousa. A manhã foi dedicada à visita ao Estádio do Dragão, onde os alunos tiveram acesso a áreas emblemáticas, como a sala de imprensa, os balneários, o relvado e o camarote presidencial. No Museu do Dragão, ficaram impressionados com os troféus e as exposições interativas.Durante a tarde, no Centro Comercial Alameda, os alunos observaram estratégias de comunicação publicitária. Para o 12.º COM, foi uma oportunidade de analisar práticas de design e organização comercial, enquanto os alunos das áreas de saúde refletiram sobre o impacto dos espaços comerciais na sociedade e na economia. A atividade foi bem recebida, destacando-se o comportamento exemplar dos participantes. Para o futuro, sugeriu-se a visita ao Centro de Treinos do Olival.
No dia 8 de janeiro de 2025, as turmas do Ensino Profissional, 10.º TAS-B, 11.º TAS-A e 12.º COM-D, da Escola Secundária de Paredes, realizaram uma visita pedagógica ao Mosteiro de Alcobaça e aos Jardins da Quinta das Lágrimas, em Coimbra, no âmbito das Comemorações dos 500 anos de Luís de Camões. O objetivo foi aprofundar o conhecimento sobre a história de Portugal, com destaque para a vida monástica e a lenda de D. Pedro e D. Inês, celebrada por Camões, em “Os Lusíadas”.
No dia 21 de novembro foram expostos os trabalhos dos alunos, na receção da escola, do Concurso “Construção do Φ com material reciclável”. O concurso consistiu na construção do símbolo Φ utilizando materiais recicláveis. Os trabalhos foram avaliados por um júri composto por professores de Matemática, de acordo com os seguintes critérios: imaginação, criatividade e originalidade. Alunos vencedores: Ensino Básico - Gabriel Mendes (7H) | Ensino Secundário - Érica Moreira (12D)
.
Exposição de Presépios de Natal | Atividade de Natal de EMRC
Está patente, no patamar junto à Biblioteca da Escola Secundária de Paredes, uma Exposição de Presépios de Natal, até ao dia 7 de janeiro de 2025. Os presépios foram construídos por alunos do 7.º ano que frequentam a disciplina de EMRC e respetivas famílias. Os trabalhos resultaram da utilização de materiais reciclados, com aplicação de técnicas diversas. Convida-se toda a comunidade escolar a visitar a Exposição. Parabéns aos alunos e famílias.
No próximo dia 06 de dezembro, sexta feira, o Clube de Ciência Viva da Escola, CiVESP, participará no 1.º Encontro Regional de Clubes Ciência Viva na Escola a decorrer na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva no Porto. A Escola far-se-á representar por um grupo de quatro professoras e três alunas. Este evento surge no contexto do programa de acompanhamento regional da Rede de CCVnE em curso, e pretende funcionar como um fórum de partilha e reflexão entre os 48 CCVnE localizados no grande Porto. O objetivo é dar visibilidade trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nas Escolas e contribuir para o intercâmbio de experiências e de boas práticas. Consulte aqui o Programa do Encontro.
.