Cidadania Digital
A crescente digitalização do mundo que rodeia os nossos alunos torna inevitável o envolvimento da comunidade educativa em iniciativas que promovam a segurança e a saudável utilização dos ambientes digitais. Esta área de "Cidadania Digital", criada no âmbito do Plano de Ação e Desenvolvimento Digital da Escola, tem como objetivo principal concentrar recursos, ligações, ideias e conselhos que ajudem todos os membros da comunidade escolar a melhorar a sua literacia digital, contribuindo assim para o desígnio da Educação para a Cidadania Digital.
Utilização de Smartphones na Escola
• Recomendações do MECI sobre a utilização de smartphones nas escolas
E-mail @alunos.esparedes.pt
• Aceder e configurar o e-mail escolar @alunos.esparedes.pt
GIAE online da Escola Secundária de Paredes
• GIAE Online - Acesso, recuperação da palavra-passe e marcação de refeições
Gabinete de Apoio Tecnológico
Laboratórios de Educação Digital (LED)
No âmbito definido na Componente C20 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - Investimento “TD-C20-i01: Transição digital na Educação”, os Laboratórios de Educação Digital (LED) destinam-se a todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário”.
A instalação de LED nos estabelecimentos de ensino com 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e/ou ensino secundário deverá contribuir para apoiar as escolas na integração das tecnologias digitais,
no processo de ensino e de aprendizagem.
Pretende-se que os LED sejam espaços de suporte à aprendizagem, que proporcionem a professores e a alunos o contacto e a utilização de recursos e equipamentos tecnológicos, em estreita articulação com o desenvolvimento de atividades curriculares e/ou extracurriculares.
Com esses recursos e equipamentos, os alunos podem realizar atividades práticas, pesquisar e organizar informação, modelar, manipular variáveis, realizar experiências, analisar resultados, automatizar processos, criar artefactos e soluções, entre outros, potenciando a sua experiência de aprendizagem e o desenvolvimento das suas competências. (Fonte: led.dge.medu.pt/sobre)
• Regulamento dos LED da Escola Secundária de Paredes
• Mais informações sobre os LED

SeguraNet
O Centro de Sensibilização SeguraNet, da responsabilidade da Direção-Geral da Educação (DGE), tem como missão promover a Cidadania Digital e a Educação para os Media nas Escolas.Faz parte do consórcio público-privado Centro Internet Segura, em parceria com o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), o Instituto Português do Desporto e Juventude I.P. (IPDJ I.P.), a Fundação Altice, Microsoft Portugal, Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), que, por sua vez, decorre no âmbito do programa "O Mecanismo Interligar a Europa", da Comissão Europeia. A ação do Centro Internet Segura é substanciada pela Estratégia europeia “uma Internet melhor para as crianças” que tem como eixos o desenvolvimento de conteúdos online de qualidade dirigidos a crianças e jovens; a sua sensibilização, prevenção e capacitação; a promoção de um ambiente online mais seguro e combater o abuso e exploração sexual de crianças.
Para mais informações, visite o portal: https://www.seguranet.pt/
Pode consultar aqui os recursos disponibilizados pelo Seguranet: https://www.seguranet.pt/recursos
Práticas Online Seguras e Saudáveis | SeguraNet

Tiras de Banda Desenhada SeguraNet
As tiras de BD SeguraNet têm como objetivo apoiar a dinamização de atividades que promovam a Cidadania Digital. Esses recursos visam estimular a discussão e a reflexão em torno das situações humorísticas apresentadas. • Conheça as 52 tiras BD SeguraNet, da autoria de Nelson Martins.
Programa DECOJovem
A Escola Secundária de Paredes é uma das escolas aderentes ao programa DECOJovem. DECOJovem é um programa de educação do consumidor promovido pela DECO, dirigido a todas as escolas do país.
As escolas DECOJovem têm como objetivos:
• Promover a educação do consumidor na sua comunidade educativa, contribuindo para o reforço das competências enquanto consumidores informados, conscientes e confiantes.
• Potenciar e estimular o desenvolvimento de projetos educativos e atividades que reforcem a educação do consumidor na escola e na comunidade.
• Reforçar a formação de cidadãos solidários, participativos e empenhados na construção de uma sociedade mais responsável, criteriosa, inclusiva e sustentável.
Para mais informações, carregue na imagem.
• Pode consultar aqui alguns dos recursos disponibilizados pelo programa DECOJovem: https://decojovem.pt/pt/recursos/
• Projeto Brain Ideas - Os consumidores no respeito pela Propriedade Intelectual
Segurança na Internet
.
Com o objectivo de promover uma utilização esclarecida, crítica e segura da Internet, quer pelas crianças e jovens, quer pelas famílias, trabalhadores e cidadãos no geral, o Ministério da Educação e Ciência, em parceria com outras entidades, criou o projecto SeguraNet, um programa de promoção e consciencialização pública da utilização segura da Internet. Em destaque está o folheto Guia de Facebook para Jovens, onde pais e alunos podem encontrar alguns conselhos para utilizarem as redes sociais com mais segurança. Mais informações em seguranet.pt.