Logo Total ESParedes 5
menucinzatira

Reading Contest
No dia 21 de fevereiro, vai realizar-se o Reading Contest, dirigido a alunos dos 7.º e 8.º anos. A atividade visa o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos, nomeadamente no que confere à leitura e as especificidades inerentes; como fomentar o gosto pelos livros; sensibilizar os alunos para a aprendizagem da língua inglesa através de atividades lúdicas; desafiar os alunos para novas formas de aprendizagem e implementar oportunidades que conduzam os alunos ao desafio e autoconhecimento.
.

Concurso de Fotografia Ciência em Imagem
O Clube de Ciência Viva da Escola Secundária de Paredes (CiVESP) promove um concurso de fotografia que pretende dar a conhecer, numa primeira fase, o património biológico do município de Paredes, território integrante do Parque das Serras do Porto. Através do registo fotográfico, pretende-se fomentar práticas de observação e dar a conhecer espécies animais e vegetais autóctones, consciencializando a comunidade escolar sobre a conservação da Biodiversidade local. As fotografias selecionadas serão expostas na Escola Secundária de Paredes e avaliadas por um júri de docentes que irão premiar as melhores. Consulte aqui o Regulamento do Concurso e o Poster de Divulgação

Desafio Bebras 2023 – O Desafio Internacional de Pensamento Computacional
A nossa escola teve 584 alunos a participar no Desafio Bebras 2023, distribuídos da seguinte maneira: Cadetes: 299 alunos; Juniores: 246 alunos e Seniores: 39 alunos. Da categoria Cadetes, as alunas Lara Rosendo (8.º G) e Mariana Ferreira (8.º G) ficaram no “Top 1%” (ou seja, se ordenássemos todos os participantes no Bebras PT desse escalão, as alunas ficariam situadas nos melhores 1%), 23 alunos ficaram no “Top 10%”, e 43 alunos ficaram no “Top 25%”. Da categoria Juniores, os alunos Rafael Gilvaia (10.º A), Ana Bessa (10.º A) e Filipe Barbosa (9.º H) ficaram no “Top 1%”, 19 alunos ficaram no “Top 10%”, e 45 alunos ficaram no “Top 25%”. Da categoria Seniores, o aluno Bruno Brochado (11.º D) ficou no “Top 1%”, 2 alunos ficaram no “Top 10%”, e 6 alunos ficaram no “Top 25%”. Salientamos o empenho dos alunos na tentativa de responder corretamente a todas as perguntas do Desafio Bebras 2023.
.
Concurso Quem Quer Ser Cientista
Inserido no programa de comemoração do dia Nacional da Cultura Científica, no dia 24 de novembro, o departamento de matemática e ciências promoveu, junto dos alunos do ensino básico, o concurso “Quem quer Ser Cientista”. Pretende-se com estas iniciativas estimular o raciocínio lógico-pragmático, o pensamento, a criatividade e a capacidade de resolver problemas, o gosto pela área das ciências, alterando rotinas, com atividades diversificadas, desenvolver o espírito competitivo e o gosto pelo saber. Participaram na atividade aproximadamente 100 alunos, formando equipas de 3, agrupados pelos três níveis de ensino básico. Os participantes demonstraram entusiasmo e empenho na competição.
Parabéns a todas as equipas e reconhecimento aos vencedores: 7.º Ano: Letícia Soares / Simão Marques / Henrique Marques – Turma D | 8.º Ano: Daniel Pereira / Gonçalo Nunes – Turma E
9.º Ano: António Moreira / Bruna Filho / Ricardo Dantas – Turma C
.
Dia Mundial da Filosofia | 16 de novembro
O Dia Mundial da Filosofia foi instituído pela UNESCO em 2002, com o objetivo de fomentar a reflexão e o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo numa sociedade em constante mudança. Ao instituir o Dia Mundial da Filosofia, a Conferência Geral da UNESCO destacou a importância dessa disciplina, especialmente para os jovens, ressaltando que “a filosofia é uma disciplina que incentiva o pensamento crítico e independente e consegue trabalhar para uma melhor compreensão do mundo e promover a tolerância e a paz”. 
Programa: Reflexão sobre a importância da Filosofia no mundo atual e projeção de documentários filosóficos, inserido no contexto de sala de aula | Afixação de pensamentos filosóficos num painel no átrio da escola | Distribuição de pensamentos filosóficos pela comunidade escolar | Apresentação da 16.ª edição do Prémio de Ensaio Filosófico Dalila Lello Pereira da Costa. Pode consultar aqui o cartaz da 16.ª edição do Prémio de Ensaio Filosófico DLPC

Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno (GIA)
O gabinete de informação e apoio ao aluno (GIA) foi criado no âmbito da educação para a saúde e educação sexual em meio escolar, conforme estabelecido na Lei n.º 60/2009, de 6 de agosto.
A equipa de saúde escolar é pluridisciplinar, formada por elementos da área da saúde e por docentes, e é responsável pela gestão do GIA. O enfermeiro é um dos elementos que integra esta equipa. Na Escola Secundária de Paredes, o enfermeiro estará presente nos dias 6 e 20 de novembro e no dia 4 de dezembro, das 12h às 14h, num gabinete, onde a privacidade e a confidencialidade estão asseguradas.

Continuar...

Colheita de Sangue | Escola Secundária de Paredes

Vai realizar-se uma colheita de sangue, no dia 31 de OUTUBRO de 2023, 3.ª feira, entre as 14.30h e as 19.00h, no auditório grande da Escola Secundária de Paredes, levada a cabo pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação.
Colaborar é importante para todos.

Entrega dos Diplomas Cambridge English e DELF
Os grupos de Inglês e de Francês convidam os alunos que realizaram exames no âmbito da sua participação no Clube de Língua Estrangeira a estarem presentes na entrega dos diplomas, no dia 20 de outubro, pelas 18:30min. Este evento decorrerá juntamente com a entrega dos diplomas e certificados de Ensino Secundário, no grande auditório da Escola Secundária de Paredes.

.

Participação da Escola no 2.º Encontro Nacional de Clubes Ciência Viva
No passado dia 13 de outubro, o CiVESP, Clube de Ciência Viva na Escola, fez-se representar no 2.º Encontro Nacional de Clubes Ciência Viva, que decorreu no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva em Lisboa. O Poster digital de apresentação do trabalho pode ser consultado aquiO contributo da Escola, com a apresentação do trabalho, constituiu uma mais-valia para o sucesso do Encontro e para o desenvolvimento dos projetos dos CCVnE.

Atribuição de Passe Andante a Alunos que Frequentam Escolas dos 2.º e 3.º Ciclos e Ensino Secundário
com Passe Comparticipado pelo Município de Paredes

A partir do início do mês de novembro, os alunos que possuem passe escolar comparticipado pelo Munícipio de Paredes passarão a utilizar o passe Andante. Este passe permitirá aos alunos viajar em qualquer linha do Munícipio de Paredes. Informação disponível no Portal da Educação da Câmara Municipal de Paredes: https://sigmaeduca.cm-paredes.pt/p/noticias/101

A Escola Secundária de Paredes nas Olimpíadas de Inglês na Roménia
Após rigorosa candidatura, a nossa escola foi escolhida para representar Portugal (B1level). Foram seleccionadas, após entrevistas, quatro alunas do 9.º e 10.º anos,de acordo com o regulamento da equipa I.E.L.O,para representar a Escola Secundária de Paredes e a nossa cidade/país:  Cristiana Barbosa, Inês Barbosa, Maria Amélia Castro e Ema Andrade  (10.º A e 11.º F, respetivamente, no presente ano letivo).  As alunas da ESP conquistaram medalhas de Menção Honrosa, bem como o diploma pelo trabalho conjunto  (teamwork)  sobre o livro “PaperTowns”, de JohnGreen.  Parabéns às alunas pelo trabalho, atitude e conduta exemplaresdurante a sua estadia de uma semana na Roménia.  Para mais informações, consultar regulamento:http://ismb.edu.ro/documente/examene/olimpiade/2022_2023/Engleza/Regulations_2023_230725_222028.pdf

Início das Atividades Letivas | 2023-2024
13 de setembroInício das aulas do ensino profissional
14 de setembroReceção dos diretores de turma aos alunos do 8.º e 9.º ano - 8:30 horas – 10:30 horas || Receção dos diretores de turma aos alunos do 11.º ano e 12.º ano - 11:00 horas 12:30 horas
15 de setembroReceção dos diretores de turma aos alunos do 7.º ano - 8:30 horas – 10:30 horas || Receção dos diretores de turma aos alunos do 10.º ano - 11:00 horas 12:30 horas. Os horários das turmas serão afixados na sexta-feira, dia 8 de setembro.
                                                           • Consulte aqui as informações sobre a receção aos alunos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.