logo total
menucinzatira

Serras do Porto | 7.ª Edição dos Encontros com o Parque
A Escola Secundária de Paredes está presente na 7.ª edição dos Encontros com o Parque, que vai decorrer na semana de 20 a 24 de maio. Vamos participar com várias atividades de sensibilização ambiental que serão dinamizadas em diversos espaços escolares. O programa dos Encontros com o Parque envolve iniciativas gratuitas que são abertas à população em geral e outras que são sujeitas a inscrição prévia. Toda a comunidade escolar está convidada a juntar-se a esta iniciativa. O programa completo pode ser consultado no site https://serrasdoporto.pt/2024/05/08/encontros-com-o-parque-22-a-25-maio/

Núcleo de Teatro no Teatro Nacional S. João | Visitações: Revolução
Nos dias 4 e 5 de maio, o Núcleo de Teatro fará a apresentação pública do projeto Visitações: Revolução, no Teatro Nacional S. João (TNSJ), no Porto. Associando-se à celebração do cinquentenário do 25 de Abril, esta edição toma como inspiração a Revolução dos Cravos. 
Após quatro meses de ensaio na escola, na companhia cúmplice do ator-formador Emanuel Santos, do Teatro Nacional S. João e das professoras responsáveis pelo Núcleo, sob a coordenação artística dos criadores Cátia Pinheiro e José Nunes e ainda com a colaboração da Capicua, com as suas palavras ritmadas, catorze alunos juntam-se agora a mais oito escolas da área Metropolitana do Porto, para dar corpo e voz a um conjunto de ideias de revolução, vivida enquanto estado permanente e ativo, para que se cumpra. Estes jovens vão tomar o palco do São João de assalto e enchê-lo de perguntas, rimas e desejo de futuro. É a Revolução deles.  • Consulte aqui as informações sobre o espetáculo 

Exame DELF | Escola Secundária de Paredes
Nos dias 18 e 19 de abril de 2024, um grupo de alunos de Escola Secundária de Paredes realizou o exame de Francês DELF, com vista à obtenção do diploma de proficiência na língua francesa. Independentemente dos resultados, estão de parabéns pelo esforço, o compromisso assumido semanalmente e a atitude positiva face à dificuldade. Parabéns Ana Bessa, Cristiana Sousa, Diogo Sousa, Duarte Moreira, Gonçalo Sousa, Inês Silva, Jéssica Seabra e Matilde das Mercês. Uma nota de agradecimento à nossa Assistente de Francês, Caroline Gonçalves.
.
Exposição Soren Kierkegaard: Um Dinamarquês Universal
Encontram-se em exposição, na Escola Secundária de Paredes, uma série de painéis  sobre a vida e obra do filósofo dinamarquês S. Kierkegaard. Este filósofo teve uma importância decisiva na fundamentação do que mais tarde se veio a designar por filosofia existencialista, sobretudo no existencialismo cristão e, posteriormente, no personalismo.

.
Projeto Educativo da Escola Secundária de Paredes | 2024-2027
O conselho geral aprovou por unanimidade, no dia 11 de abril, o projeto educativo da escola para o triénio 2024/2027. Como se pode ler na nota introdutória do documento: "O projeto educativo deseja uma escola dirigida a todos, acolhe todas as utopias e abre no horizonte de cada aluno todas as possibilidades". O projeto educativo pode ser consultado na área dos documentos.

.
Concurso “Construção de Jogos com Material Reciclável”
O tema da celebração de 2024 do Dia Internacional da Matemática (14 de março) foi “Brincando com a Matemática”. Nesse dia foram expostos os trabalhos dos alunos, na receção da escola, do Concurso “Construção de jogos com material reciclável”. O Concurso consistiu na construção de um jogo utilizando materiais recicláveis. Os trabalhos foram avaliados por um júri composto por professores de Matemática de acordo com os seguintes critérios: imaginação, criatividade e originalidade. Alunas vencedoras: Ens. Básico - Lara Pacheco, 8.º I | Ens. Secundário - Érica Moreira, 11.º D
.
MatInfCiências-Paper 2023-2024 | Resultados
Equipas vencedoras:
Ensino Básico | “πm Pam Pum” [turma 9.º A]  Consulte aqui os resultados do Ensino Básico
Ensino Secundário | “Ómega3” [turma 11.º A]  Consulte aqui os resultados do Ensino Secundário


Colheita de Sangue | Escola Secundária de Paredes

Vai realizar-se uma colheita de sangue, no dia  06 de março de 2024, 4ª feira, entre as 14.30h e as 19.00h, no auditório grande da Escola Secundária de Paredes, levada a cabo pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação
Colaborar é importante para todos.

Reading Contest
No dia 21 de fevereiro, vai realizar-se o Reading Contest, dirigido a alunos dos 7.º e 8.º anos. A atividade visa o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos, nomeadamente no que confere à leitura e as especificidades inerentes; como fomentar o gosto pelos livros; sensibilizar os alunos para a aprendizagem da língua inglesa através de atividades lúdicas; desafiar os alunos para novas formas de aprendizagem e implementar oportunidades que conduzam os alunos ao desafio e autoconhecimento.
.

Concurso de Fotografia Ciência em Imagem
O Clube de Ciência Viva da Escola Secundária de Paredes (CiVESP) promove um concurso de fotografia que pretende dar a conhecer, numa primeira fase, o património biológico do município de Paredes, território integrante do Parque das Serras do Porto. Através do registo fotográfico, pretende-se fomentar práticas de observação e dar a conhecer espécies animais e vegetais autóctones, consciencializando a comunidade escolar sobre a conservação da Biodiversidade local. As fotografias selecionadas serão expostas na Escola Secundária de Paredes e avaliadas por um júri de docentes que irão premiar as melhores. Consulte aqui o Regulamento do Concurso e o Poster de Divulgação

Desafio Bebras 2023 – O Desafio Internacional de Pensamento Computacional
A nossa escola teve 584 alunos a participar no Desafio Bebras 2023, distribuídos da seguinte maneira: Cadetes: 299 alunos; Juniores: 246 alunos e Seniores: 39 alunos. Da categoria Cadetes, as alunas Lara Rosendo (8.º G) e Mariana Ferreira (8.º G) ficaram no “Top 1%” (ou seja, se ordenássemos todos os participantes no Bebras PT desse escalão, as alunas ficariam situadas nos melhores 1%), 23 alunos ficaram no “Top 10%”, e 43 alunos ficaram no “Top 25%”. Da categoria Juniores, os alunos Rafael Gilvaia (10.º A), Ana Bessa (10.º A) e Filipe Barbosa (9.º H) ficaram no “Top 1%”, 19 alunos ficaram no “Top 10%”, e 45 alunos ficaram no “Top 25%”. Da categoria Seniores, o aluno Bruno Brochado (11.º D) ficou no “Top 1%”, 2 alunos ficaram no “Top 10%”, e 6 alunos ficaram no “Top 25%”. Salientamos o empenho dos alunos na tentativa de responder corretamente a todas as perguntas do Desafio Bebras 2023.
.
Concurso Quem Quer Ser Cientista
Inserido no programa de comemoração do dia Nacional da Cultura Científica, no dia 24 de novembro, o departamento de matemática e ciências promoveu, junto dos alunos do ensino básico, o concurso “Quem quer Ser Cientista”. Pretende-se com estas iniciativas estimular o raciocínio lógico-pragmático, o pensamento, a criatividade e a capacidade de resolver problemas, o gosto pela área das ciências, alterando rotinas, com atividades diversificadas, desenvolver o espírito competitivo e o gosto pelo saber. Participaram na atividade aproximadamente 100 alunos, formando equipas de 3, agrupados pelos três níveis de ensino básico. Os participantes demonstraram entusiasmo e empenho na competição.
Parabéns a todas as equipas e reconhecimento aos vencedores: 7.º Ano: Letícia Soares / Simão Marques / Henrique Marques – Turma D | 8.º Ano: Daniel Pereira / Gonçalo Nunes – Turma E
9.º Ano: António Moreira / Bruna Filho / Ricardo Dantas – Turma C
.
Dia Mundial da Filosofia | 16 de novembro
O Dia Mundial da Filosofia foi instituído pela UNESCO em 2002, com o objetivo de fomentar a reflexão e o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo numa sociedade em constante mudança. Ao instituir o Dia Mundial da Filosofia, a Conferência Geral da UNESCO destacou a importância dessa disciplina, especialmente para os jovens, ressaltando que “a filosofia é uma disciplina que incentiva o pensamento crítico e independente e consegue trabalhar para uma melhor compreensão do mundo e promover a tolerância e a paz”. 
Programa: Reflexão sobre a importância da Filosofia no mundo atual e projeção de documentários filosóficos, inserido no contexto de sala de aula | Afixação de pensamentos filosóficos num painel no átrio da escola | Distribuição de pensamentos filosóficos pela comunidade escolar | Apresentação da 16.ª edição do Prémio de Ensaio Filosófico Dalila Lello Pereira da Costa. Pode consultar aqui o cartaz da 16.ª edição do Prémio de Ensaio Filosófico DLPC

Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno (GIA)
O gabinete de informação e apoio ao aluno (GIA) foi criado no âmbito da educação para a saúde e educação sexual em meio escolar, conforme estabelecido na Lei n.º 60/2009, de 6 de agosto.
A equipa de saúde escolar é pluridisciplinar, formada por elementos da área da saúde e por docentes, e é responsável pela gestão do GIA. O enfermeiro é um dos elementos que integra esta equipa. Na Escola Secundária de Paredes, o enfermeiro estará presente nos dias 6 e 20 de novembro e no dia 4 de dezembro, das 12h às 14h, num gabinete, onde a privacidade e a confidencialidade estão asseguradas.

Continuar...