O gabinete de informação e apoio ao aluno (GIA) foi criado no âmbito da educação para a saúde e educação sexual em meio escolar, conforme estabelecido na Lei n.º 60/2009. A equipa de saúde escolar é pluridisciplinar, formada por elementos da área da saúde e por docentes, e é responsável pela gestão do GIA. O enfermeiro é um dos elementos que integra esta equipa. Na Escola Secundária de Paredes, o enfermeiro estará presente, quinzenalmente, às terças-feiras, das 10h às 11.30h, num gabinete onde a privacidade e a confidencialidade estão asseguradas.
É um espaço onde os alunos podem encontrar aconselhamento, apoio, informação e formação na área da saúde/sexualidade. A sua finalidade é promover a saúde dos alunos nas suas várias dimensões, nomeadamente:
- Saúde mental e prevenção da violência.
- Educação alimentar e atividade física.
- Prevenção de comportamentos aditivos e dependências.
- Afetos e educação para uma sexualidade responsável.
Tem como principais objetivos:
- Promover a partilha de pensamentos, preocupações e dúvidas dos alunos na área da saúde.
- Prestar informações diversas.
- Consciencializar os alunos para a tomada de decisões conscientes e responsáveis.
- Sugerir, sempre que se entender oportuno, o encaminhamento dos alunos para as Equipas de Saúde, Serviços de Psicologia e Orientação.
O gabinete de informação e apoio, apesar de criado para atendimento ao aluno, foi alargado a toda a comunidade educativa, que compreende alunos, pessoal docente e não docente, pais e mães ou encarregados de educação, de forma a contribuir para mais saúde, mais educação, mais equidade e maior participação e responsabilização de todos com o bem-estar e a qualidade de vida de crianças e jovens, que é a finalidade do Programa Nacional de Saúde Escolar.
.