logo total
menucinzatira

Psicólogo Escolar


Psicólogo

Luís Manuel Conceição Garcia

Horário de Atendimento

Manhã
10:00 – 13:00
Tarde
15:00 – 17:00

O serviço desenvolve a sua acção nos domínios do apoio psico-pedagógico a alunos e da orientação escolar e profissional.

1. A nível do apoio psico-pedagógico compete-lhe, designadamente:
Colaborar com os educadores e professores.
Identificar e analisar as causas de insucesso escolar e propor medidas conducentes à sua eliminação.
Proceder à avaliação global de situações relacionadas com problemas de desenvolvimento, com dificuldades de aprendizagem, com competências e potencialidades específicas e prestar o apoio psico-pedagógico mais adequado.
Elaborar os relatórios técnico-pedagógicos previstos na lei e referentes a alunos com dificuldades de aprendizagem.
Propor, em colaboração com os serviços competentes e ouvidos os pais e encarregados de educação, o encaminhamento de alunos com necessidades educativas para escolas de referência adequadas à sua especificidade.
Participar em reuniões do conselho de turma sempre que a sua presença seja solicitada.

2. A nível da orientação escolar e profissional compete-lhe:
Planificar e executar actividades de orientação escolar e profissional, nomeadamente através de programas a desenvolver com grupos de alunos ao longo do ano lectivo, e de apoio individual ao seu processo de escolha.
Realizar acções de informação escolar e profissional, garantindo a participação activa dos alunos.
Colaborar com outros serviços, designadamente do Instituto de Emprego e Formação Profissional, na organização de programas de informação e orientação profissional.
Desenvolver acções de informação e sensibilização dos pais e da comunidade em geral no que respeita à problemática que as opções escolares e profissionais envolvem. Para além das competências referidas no ponto anterior, os serviços de psicologia desempenham as funções previstas na legislação aplicável.