Prémio de Ensaio Filosófico Dalila Lello Pereira da Costa | 18.ª Edição
O Prémio de Ensaio Filosófico Dalila Lello Pereira da Costa tem como objetivo incentivar o gosto pela Filosofia, elegendo o melhor ensaio apresentado a concurso, sobre um tema filosófico previamente publicitado.
Consulte o Regulamento da 18.ª Edição do Prémio de Ensaio Filosófico Dalila Lello Pereira da Costa.
Informamos os Encarregados de Educação de que, na sequência do aviso prévio de greve dos Trabalhadores da Administração Pública, para o dia 24 de outubro, poderão ocorrer perturbações no normal funcionamento da escola. Neste sentido, deverão os Encarregados de Educação acautelarem-se para eventuais constrangimentos causados pela greve.
O Conselho Geral convida os alunos que realizaram os exames de Inglês - Cambridge e Francês - Alliance Française, no ano letivo de 2024-2025, a estarem presentes na cerimónia de entrega dos respetivos diplomas. O convite é extensível aos familiares dos jovens. A cerimónia terá lugar no dia 17 de outubro de 2025, pelas 18 horas, no auditório pequeno da Escola Secundária de Paredes. Congratulations to all of you! Félicitations à tous!
O Jogo do Moinho, conhecido em vários países como Nine Men's Morris (em inglês), Jeu du Moulin (em francês) e Mühle (em alemão), é um jogo de tabuleiro ancestral com muitos nomes ao redor do mundo, como Merels e Mills. Em algumas regiões do Brasil, também é chamado de Trilha. Este jogo faz parte de um conjunto de jogos descritos por Afonso X, no seu livro de 1283, e o seu tabuleiro está gravado numa pedra do embasamento do Templo Romano de Évora, também conhecido como Templo de Diana.
Já podes jogar! O jogo está disponível na biblioteca e na sala de convívio da escola. Consulta aqui as regras e o tabuleiro do Jogo do Moinho.
Assim, irá realizar-se um casting no dia 3 de outubro, entre as 14:00 e as 16:00, no anfiteatro da escola. O projeto conta com o apoio da DGArtes, e a representação final terá lugar no dia 26 de novembro, no Centro Cultural de Paredes. Consulte aqui o Cartaz.
Esta atividade tem como finalidade a apresentação, ao longo do ano letivo, na página da escola, na biblioteca e no auditório, de jogos de estratégia que proporcionem aos alunos participantes a oportunidade de jogar, competir, experimentar e desenvolver capacidades de raciocínio, pensamento crítico e criatividade.
O Projeto SELF é uma iniciativa presente em várias escolas da União Europeia, que promove o multilinguismo, aspeto fulcral para a promoção da cidadania europeia. Em Portugal, o projeto está em vigor desde 2006, no âmbito do Protocolo de Cooperação Educativa Luso-Francês, e destina-se a alunos do 3.º ciclo. Através de uma abordagem inovadora, integra o francês como língua estrangeira no estudo de outras disciplinas, incentivando novas formas de aprender e comunicar. A cooperação entre a Escola Secundária de Paredes, Ministério da Educação - DGE/DGEstE, Instituto Francês de Portugal e Alliance Française traz vantagens indubitáveis a este projeto.
No ano letivo 2025/2026, o projeto, pioneiro na nossa escola, inicia-se com uma turma de 7.º ano, em que a disciplina de História será a DNL (Disciplina Não Linguística), proporcionando aos alunos uma oportunidade única de desenvolver competências linguísticas e culturais num contexto europeu.
As atividades escolares iniciam-se no dia 11 de setembro, quinta-feira, com a receção aos alunos do
8.º ano, 9.º ano, 11.º ano, 12.º ano e ensino profissional; no dia 12 de setembro, são recebidos os alunos do 7.º ano e do 10.º ano e iniciam-se as aulas do ensino profissional. A partir do dia 15 de setembro, a escola funcionará no regime normal.
|
|
◼ 10.º, 11.º, 12.º Ano e Cursos Profissionais Dias: 5 e 8 de setembro Horário: Das 08h15 às 18h00 - Local: Refeitório |
Notas Importantes:
• A entrega está sujeita à apresentação obrigatória do voucher da plataforma MEGA (deve indicar “manuais reutilizados”).
• Sem o voucher, os manuais não serão entregues.









































