alguns dos mais emblemáticos locais da cidade-luz. A visita começou no Musée d’Orsay, com a sua magnífica coleção de arte impressionista.
Seguiu-se o Musée du Louvre, onde os alunos se maravilharam com obras-primas como a Mona Lisa e a Vitória de Samotrácia. Subiram à Tour Eiffel e assistiram ao espetáculo de luzes, um momento mágico e inesquecível. Exploraram ainda a Cathédrale de Notre-Dame e a belíssima Basilique du Sacré-Cœur, situada no bairro artístico de Montmartre, e passaram um dia divertido e mágico na Disneyland Paris. Percorreram os célebres Champs-Élysées até ao imponente Arc de Triomphe e descobriram Paris num passeio no Bateau-Mouche. No Quartier Latin, caminharam pelas ruas junto à Université de la Sorbonne e visitaram o Panthéon, onde repousam grandes figuras da história francesa. Para além das visitas culturais, os alunos puderam ainda deliciar-se com algumas especialidades da gastronomia francesa, como croissants acabados de fazer e saborosos crêpes. Esta viagem foi uma verdadeira imersão na cultura, na arte e nos sabores de França — uma experiência enriquecedora que ficará para sempre na memória de todos!
• sessões de leitura de poemas selecionados pelos alunos do ensino básico e do ensino secundário, de acordo com quatro temáticas: Camões e o Amor (fevereiro); Camões e a Mulher (março); Camões e a Natureza (março) e Camões e o Desconcerto (maio).
-
exposições temáticas simultâneas às sessões de leitura: poemas vários da poesia lírica de Camões; «Leva Camões contigo»; «As plantas na obra poética de Luís Vaz de Camões» (gentilmente cedida pela Universidade de Coimbra | Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra); «Camões e a tentação biográfica» (em parceria com a Universidade do Porto | FLUP).
-
palestras: «As plantas na obra camoniana» - Dr.ª Maria Manuel Reis Fernandes | ESParedes; «Cibercriminalidade» - Inspetor Nuno Dias Costa | Diretoria da Polícia Judiciária do Porto e «Tradição e experiência na epopeia clássica de Camões» - Professor Doutor Jorge Deserto | FLUP.
-
exegese do texto literário: apresentações orais de vários sonetos da poesia lírica camoniana - «Sonetos falados» -, de acordo com uma seleção prévia efetuada pelos alunos do 10.º ano.
-
«Camões fora de portas no TECA» - apresentação pública do projeto Visitações: Camões, no Teatro Carlos Alberto (TECA) pelo Núcleo de Teatro.
-
concurso de escrita e lançamento do livro digital - «O uso e o abuso das redes sociais».
* Manuel de Faria e Sousa
Nos dias 28 e 29 de maio 2025, os alunos inscritos no CLE de Francês realizaram o exame na Alliance Française, com vista à obtenção do DELF que lhes dá a certificação de competências em Francês. Muitos parabéns Gonçalo Pereira, Martim Rocha, Iara Ribeiro, Carolina Lopes, Bianca Fonseca, Maria Moreira, Francisca Teixeira, Eva Maganete, Maria Sofia Moreira, Bernardo Couto, Ana Barbosa, Leonor Freire, Clara Novais, Matilde Carvalho e Ana Garcês pela persistência, pelo esforço e pelo trabalho desenvolvidos durante todo o ano letivo.
.
Serras do Porto | 8.ª Edição dos Encontros com o Parque
A nossa escola volta a participar em mais uma edição dos “Encontros com o Parque”. A 8.ª edição decorre entre os dias 21 e 24 de maio e envolve várias atividades promovidas pelos membros do Clube das Escolas do Parque das Serras do Porto.
Mais informações, consultar o site: https://serrasdoporto.pt/
Nos dias 3 e 4 de maio, o Núcleo de Teatro fez a apresentação pública do projeto Visitações: Camões, no Teatro Carlos Alberto (TECA), no Porto. Após vários meses de ensaio na escola, na companhia cúmplice da atriz-formadora Raquel Rosmaninho, do Teatro Nacional S. João e das professoras responsáveis pelo Núcleo, sob a coordenação artística da encenadora Marta Freitas Almendra, catorze alunos juntaram-se a mais oito escolas da área Metropolitana do Porto, para dar corpo e voz ao texto Camões Cruise Experience, no âmbito das comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões. Este projeto construiu-se enquanto espaço de reflexão, questionamento e partilha segundo o olhar de cada escola a partir da figura e da obra de Camões, dando uma visão atual que aproximou a grandeza e o mistério do poeta à vivência e anseio dos jovens participantes. Os nossos alunos brilharam no palco do TECA.
Ao longo do ano letivo, os alunos Mariana Silva, Matilde Mercês e Rodrigo Rocha do 10.º A e o aluno Frederico Jesus do 10.ºB participaram com muito empenho no projeto Explore. Este projeto, que envolve escolas de Portugal, Áustria e Grécia, tem como objetivo que os alunos executem experiências análogas às que os astronautas realizam durante a exploração espacial. Com a totalidade das experiências já realizadas na nossa escola e com uma formação intensiva online de dois dias, o aluno Frederico Jesus foi o aluno selecionado. Este aluno terá como missão final executar experiências num cenário real que está a ser construído na albufeira do Alqueva, junto ao Centro de Ciência Viva. O encontro dos vários estudantes selecionados das diferentes escolas será no final do mês de Junho de 2025. Mais informações: https://explore-project.eu/
Vão ser colocados em exposição, na Escola Secundária de Paredes, uma série de painéis alusivos à vida e obra do filósofo dinamarquês S. Kierkegaard. Este filósofo teve uma importância decisiva na fundamentação do que mais tarde se veio a designar por filosofia existencialista, sobretudo no existencialismo cristão e, posteriormente, no personalismo. Esta exposição decorrerá entre os dias 5 e 14 de maio.
.
A convite do Plano Nacional das Artes, a Escola vai participar, no mês de agosto, na Expo 2025, Osaka, Japão, com um vídeo contendo depoimentos dos alunos Inês Silva, 12.º F, Joana Reis, Gonçalo Silva, Ricardo Rodrigues, 12.º E. Estas jovens vozes juntam-se a outras que vão fazer eco da portugalidade em geral, mas essencialmente de Paredes em terras do Oriente. Esta participação permite não só partilhar a sua vivência cultural, artística e ambiental, mas também revelar ao mundo os seus desejos para o futuro. A Escola orgulha-se da sua representação no Pavilhão de Portugal.
Com o enquadramento do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, torna-se público o resultado da eleição para o lugar de Diretor da Escola Secundária de Paredes.
O resultado da eleição pode ser consultado na seguinte ligação: Informação do Conselho Geral
No dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro, que homenageia os escritores William Shakespeare e Miguel de Cervantes, o grupo de Inglês convida todos os professores, assistentes operacionais e assistentes técnicos para um momento de convívio na sala de professores. No intervalo das 10h será servido um verdadeiro English Tea, com iguarias da gastronomia inglesa. You're welcome!