logo total
menucinzatira

O que é a SELFIE?

A SELFIE (sigla de «Self-reflection on Effective Learning by Fostering the use of Innovative Educational technologies» [Autorreflexão sobre a aprendizagem eficaz através da promoção da utilização de tecnologias educativas inovadoras]) é uma ferramenta online gratuita que visa ajudar as escolas a avaliar a sua utilização das tecnologias digitais com vista a uma aprendizagem inovadora e eficaz. Com a SELFIE, as escolas podem ter uma noção da sua situação em termos da utilização das tecnologias digitais, adotando as perspetivas dos professores, alunos e dirigentes escolares. Este processo de autoavaliação pode ajudar a iniciar um diálogo no seio da escola sobre eventuais áreas a melhorar. A SELFIE também permite que uma escola monitorize o seu progresso ao longo do tempo.

O que é que a SELFIE avalia?

Através de uma série de perguntas aos professores, dirigentes escolares e alunos, a SELFIE avalia a forma como as tecnologias digitais são utilizadas nos processos de ensino e aprendizagem na sua escola. As perguntas aos professores focam principalmente as estratégias e práticas da escola relacionadas com a utilização das tecnologias digitais. As perguntas aos professores pretendem sobretudo captar as práticas de ensino aplicadas e as perguntas aos alunos visam conhecer a sua experiência e as práticas de aprendizagem relacionadas com a utilização de tecnologias digitais. As escolas podem personalizar a ferramenta adicionando perguntas adequadas ao seu contexto.

Quem está por trás da SELFIE?

A SELFIE foi desenvolvida pela Comissão Europeia em conjunto com um painel de especialistas e profissionais do ensino de países europeus. Em finais de 2017, mais de 67 000 dirigentes escolares, professores e alunos por toda a Europa testaram a versão beta da ferramenta.

Privacidade dos dados

  • A SELFIE é uma ferramenta destinada exclusivamente às escolas; não são recolhidos quaisquer dados pessoais.
  • Todas as respostas fornecidas através da SELFIE são anónimas. Nenhum aluno, professor, dirigente escolar ou outro membro do pessoal que responda às perguntas e afirmações pode ser pessoalmente identificado.
  • Cada escola é a titular do seu relatório da SELFIE, que não pode ser partilhado com terceiros, a menos que a escola decida fazê-lo.
  • Nenhuma outra organização, incluindo a Comissão Europeia, pode rastrear as respostas de uma escola individual.
  • A SELFIE está alojada num servidor que é propriedade da Comissão Europeia e gerido pela mesma, e os dados recolhidos estão sujeitos às regras de tratamento de dados da Comissão.
  • Os dados anonimizados e agregados só podem ser utilizados para efeitos de definição de políticas e investigação e nunca para efeitos comerciais.

                                                                                                                                                                        Fonte:
  https://schools-go-digital.jrc.ec.europa.eu/about


Informação sobre a SELFIE

 Apresentação da SELFIE (geral): https://drive.google.com/file/d/1UtNdImdsVB_Sxs71wcfepZwyr-BUs1E7/view
 Apresentação da SELFIE (alunos): https://drive.google.com/file/d/14557DHiANFh0DjehHirtTDo8mZ1tKFu0/view
 Apresentação da SELFIE (professores): https://drive.google.com/file/d/1j7f_gMwnikyhkWgyOfedieIRoNw3ypDe/view
SELFIE for Schools
What is SELFIE? How does SELFIE work?

Para mais informações, visite o portal SELFIE:
 https://ec.europa.eu/education/schools-go-digital_pt